Escolas Tantricas

VAMACARA TANTRA

O caminho esquerdo do Tantra Yoga "O Yoga do prazer e do poder"

Um caminho que o levará além dos livros e dos gurus. O VAMACARA Tantra faz parte de um amplo processo evolutivo da consciência, que caminha para uma integração com o mundo natural, o corpo físico e as inúmeras expressões do comportamento sexual humano. Toda a natureza é percebida como uma manifestação sagrada da Divindade, onde não há separação entre espírito e natureza, mente e corpo.

VAMACARA TANTRA é uma jornada na consciência. No seu nível mais radical, o Vamacara não vê o Divino como a única coisa transcendente ou separada da natureza, mas sim o Divino é percebido como natureza. É a consequência lógica de não vermos a natureza como um obstáculo, o sexo como um problema e o desejo como um inimigo, mas antes integrarmos todos os aspectos das nossas vidas num contexto espiritual. Isto envolve a aceitação completa de todas as experiências da vida: os altos e os baixos, o positivo e o negativo, a luz e a escuridão. Vamacara Tantra baseia-se na aceitação total e absoluta do mundo natural. Para vamacara existem quatro grandes princípios: Artha/Abundância, Kama/Prazer, Dharma/Harmonia e Moksha/Liberdade.

Para o Vamacara Tantra toda a natureza é vista como uma manifestação sagrada da Divindade, não existe separação entre espírito e natureza, Mente e Corpo.

Existem dois “caminhos” ou formas de interpretar o Tantra, também conhecidos como “Escolas Tântricas”, são duas filosofias diferentes, dois caminhos diferentes para chegar ao mesmo fim, ao mesmo objetivo:

O Vamacara ou Vamamarga: Caminho da esquerda. O chamado caminho esquerdo do culto tântrico, que inclui a união sexual real e o ritual panchamakara. O nome dos seguidores deste caminho é Vamacharis ou Vamacharias. Esta escola deve ser considerada representativa do Tantra mais original, uma vez que não há menção de um Dakshinacara antes do século XIII, embora os séculos durante os quais o Tantra se desenvolveu e floresceu tenham sido do quarto ao décimo segundo. A designação esquerda deriva simplesmente do facto de as mulheres participantes nos ritos estarem sentadas à esquerda e as suas companheiras à direita.

O Vamacara como um todo se divide mais uma vez em Madhyama Vamacara, onde o ritual inclui os cinco do Makara, segundo os quais apenas Madya (vinho), mithunam (união sexual) e mudra (cereais) são obrigatórios.

O Dakshinacara, Dakshinamarga: Caminho da direita. O caminho da mão direita do Tantra, seus seguidores são os chamados Dakshinacharins que renunciam a muitas das técnicas do verdadeiro tantrismo, sendo principalmente orientados para bhakti. Aqui, a atividade sexual é meramente simbólica e mental, e vários dos cinco Makara adquirem uma interpretação diferente.

A reforma esquerda-direita é frequentemente atribuída à influência do estudioso, filósofo e professor Shankara (788-820). Ele e outros como ele chegaram a um acordo entre os novos ensinamentos do Tantra e a tradição mais ortodoxa.

NOSSA FILOSOFIA

O Tantra é um caminho espiritual de crescimento interior que não renuncia ao mundo físico, ao mesmo tempo que nos ajuda a alcançar os nossos objetivos internos e externos. Existem diferentes caminhos ou escolas que interpretam o tantra e sua filosofia de forma diferente, utilizando instrumentos diferentes, mas com o mesmo objetivo, caminhos diferentes para chegar ao mesmo destino. Esses caminhos são o Vamacara Tantra “o caminho da mão esquerda” e o Dakshinacara “o caminho da mão direita”

No século passado surgiu uma corrente de atualização e adaptação do Tantra à forma de pensar dos nossos tempos, adaptando o Tantra à nossa realidade atual para que possamos compreendê-lo um pouco melhor, sendo “Osho” ​​o seu maior expoente. O Tantra Moderno pode ser definido como o uso de alguns dos conhecimentos antigos do Tantra original combinados com outras técnicas e conhecimentos modernos. Sua função é auxiliar as pessoas no seu crescimento pessoal e desenvolvimento espiritual, bem como na cura física, sexual e psicológica de seus praticantes. Esta nova forma de compreender o Tantra é conhecida como Neotantra.

No Kamakhya Tantra International seguimos o caminho do Vamacara Tantra interpretado pelo Neotantra de Osho.